sábado, 15 de dezembro de 2007

Fotos do projeto: Jogos Matemáticos

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Plano de Aula

Área de conhecimento: Ciências
Bloco temático: Meio Ambiente
Turma-alvo: 2° série
Conteúdo: Parte das Plantas
Consigna: “Quais as partes da planta e sua importância para a nossa vida?”.
Objetivos
Conceitual:
• Classificar as partes das plantas.
• Lembrar das diferentes formas e tamanhos das plantas.
• Comentar as plantas utilizadas para medicamentos, ornamentação e alimentação.
Procedimental:
• Representar as partes das plantas através do jogo da memória.
• Experimentar os chás feitos a partir das partes das plantas, observando a parte utilizada para o chá.
Atitudinal:
• Despertar o sentimento de zelo e preservação das plantas.
• Respeitar e apreciar a medicina popular.
Metodologia:
• Comentar sobre as partes das plantas, através de figuras e imagens de plantas.
• Descrever a importância de cada parte, relacionando com o ser humano (para exemplificar).
• Observar cada parte da planta através do mostruário ou álbum seriado.
• Confeccionar um quebra-cabeça com as partes das plantas: cada equipe irá receber uma parte da planta e toda a turma junta montará a planta no painel, levando em conta a ordem e o lugar de cada parte.
• Ler o texto “Chá da Vovó” e discutir as plantas que eles conhecem que são utilizadas como remédios caseiros.
• Degustar os tipos de chás, feitos a partir das partes das plantas.
Recursos:
• Partes naturais das plantas devidamente ressecadas.
• Flip-charp
• Painel do quebra-cabeça
• Folhas de papel metro branco
• Folhas de papel duplex: marrom, vermelho, verde e laranja.
• Cola
• Tesoura
• Fita adesiva
• Giz de cera
• Piloto para papel
• Chás: canela, cidreira, camomila, boldo; com suas correspondentes partes na planta utilizada.
Avaliação:
Montagem do painel com as partes das plantas.

Projeto para se trabalhar a "Violência nas Escolas"



Projeto

Tema gerador: “Revendo Conceitos”.
Eixo Temático: Transformando más atitudes em atos solidários.
Justificativa:
Repensar juntamente com os educandos, quais atitudes conduzem à violência e quais fatores colaboram para tais ações. O espaço escolar é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da violência, através da falta de estrutura, de organização por parte dos diretores e funcionários e do descaso dos próprios professores, que não permitem que os alunos discutam sobre os temas que envolvem o conceito de violência.
Problematização:
O que é violência? Quais os conceitos impregnados na sociedade sobre a violência? Quais os tipos de violência? Quais as causas da violência? Violência gera violência? Como evitá-la nas escolas? Como transformar a violência em solidariedade?

Objetivo geral:
Disseminar uma cultura de paz construída por meios de estratégias como mediação, a qual tem como propósito prevenir e estimular uma convivência harmoniosa.
Objetivos específicos:
Objetivos Conceituais:
Conhecer o conceito de violência.
Classificar os tipos de violência que mais se manifestam na escola.
Objetivos Procedimentais:
Enumerar atitudes que geram violência e atitudes que poderiam combatê-la.
Praticar a solidariedade como instrumento de mudança social.
Objetivos Atitudinais:
Conscientizar o educando sobre a importância do diálogo como mediação social.
Desenvolver e potencializar habilidades e competências nos jovens para atuarem como agentes de mudanças no contexto social, utilizando os princípios da solidariedade.
Atividades/ disciplinas:
Antes Durante Depois
Levantamento do diagnóstico local (tanto da escola quanto da comunidade).
Realizar entrevistas com os colegas de classe e a comunidade.
Incentivar a produção de texto sobre os depoimentos e entrevistas coletadas.
Exibir filmes sobre a violência e os tipos de violência.
Construir murais sobre fatos reais de violência escolar, a partir de revistas e jornais.
Realizar debates e fóruns de discussão.
Incentivar a criação de textos para serem dramatizados na escola.
Desenvolver atividades culturais e recreativas, incentivando a solidariedade e a inclusão da comunidade ao ambiente escolar.
Formar grupos de discussões e debates com os alunos e a comunidade.
Fontes de pesquisa:
Livros, internet, revistas, jornais, entrevistas, depoimentos, filmes, textos informativos, reportagens especiais.
Culminância:
Construção de livros com as produções de texto sobre o tema; dramatização; exposição de murais; atividades culturais e recreativas a fim de atrair a comunidade para o ambiente escolar; discussões entre a comunidade, filmes com as apresentações dos alunos.
Avaliação:
Auto-avaliação; debates, participação em ações voluntárias; produções de texto.