sábado, 3 de novembro de 2007

Como nos tornamos Docentes - Prof. Geisa Arlete do Carmo Santos


I Encontro de Educadores da FACESA
Data de realização: 09/10/2007
Local: Auditório 2 da FACESA

A palestrante Geisa Arlete iniciou a sua participação, falando um pouco de sua história de vida, principalmente sobre o seu processo de alfabetização. Ela enfatizou que “nós não somos professores para os que sabem”, o que levaram a todos a refletirem sobre a nossa postura educacional.
A convidada explanou sobre a missão de educar e que o estudante é a referência do professor, pois marcamos a sua vida.
Discutiu sobre os conhecimentos essenciais para quem deseja abraçar o trabalho de ensino. São eles:
O saber da experiência – conhecimento adquirido.
O saber científico – conhecer para fazer.
O saber pedagógico – a metodologia.
Para a Prof.º Geisa, a coletividade proporciona a troca de saberes. A maneira como o professor traduz o conhecimento, pode estimular ou desestimular o grupo na produção do saber.
Ela ainda nos apresentou a linha do tempo do professor através da música. Para cada ano (desde a década de 30 até 2003 e os dias de hoje), ela destacou as características da educação e uma música significativa à época. Ela nos deixou vários conceitos e reflexões sobre o “ser docente”, principalmente de que “o ser professor toca e modifica a nossa vida”.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Seminário sobre DST's com a turma do Programa de Alfabetização

Leis de Diretrizes e Bases para o Ensino Médio e EJA

A Legislação é muito clara sobre essas duas modalidades de ensino. Algumas características:

O Ensino Médio define-se como a etapa final da educação básica. Caracteriza-se por ser uma modalidade educacional para jovens e destaca-se pela preucupação com o estudante que está para ser inserido no mercado de trabalho.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada àqueles que não tiveram acesso ou não puderam continuar os estudos na Educação Básica na idade própria. A lei reconhece a aprendizagem não-formal, valorizando as metodologias diversificadas, como a educação à distância. É a modalidade que mais cresce no Brasil.

Porém, não basta simplesmente conhecer as leis e esquecer de colocá-las em prática nas escolas. Há vários projetos interessantes para ambas modalidades de ensino e que merecem ser pesquisadas. Um exemplo disso, é o site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que disponibiliza aos educadores, várias sugestões de projetos que foram colocados em prática na rede pública de ensino. Muitos podem servir de base para a construção de outros projetos que atendam a necessidade de uma determinada demanda educacional. Vale conferir!