sábado, 15 de dezembro de 2007
Projeto para se trabalhar a "Violência nas Escolas"
Projeto
• Tema gerador: “Revendo Conceitos”.
• Eixo Temático: Transformando más atitudes em atos solidários.
• Justificativa:
Repensar juntamente com os educandos, quais atitudes conduzem à violência e quais fatores colaboram para tais ações. O espaço escolar é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da violência, através da falta de estrutura, de organização por parte dos diretores e funcionários e do descaso dos próprios professores, que não permitem que os alunos discutam sobre os temas que envolvem o conceito de violência.
• Problematização:
O que é violência? Quais os conceitos impregnados na sociedade sobre a violência? Quais os tipos de violência? Quais as causas da violência? Violência gera violência? Como evitá-la nas escolas? Como transformar a violência em solidariedade?
• Objetivo geral:
Disseminar uma cultura de paz construída por meios de estratégias como mediação, a qual tem como propósito prevenir e estimular uma convivência harmoniosa.
• Objetivos específicos:
Objetivos Conceituais:
Conhecer o conceito de violência.
Classificar os tipos de violência que mais se manifestam na escola.
Objetivos Procedimentais:
Enumerar atitudes que geram violência e atitudes que poderiam combatê-la.
Praticar a solidariedade como instrumento de mudança social.
Objetivos Atitudinais:
Conscientizar o educando sobre a importância do diálogo como mediação social.
Desenvolver e potencializar habilidades e competências nos jovens para atuarem como agentes de mudanças no contexto social, utilizando os princípios da solidariedade.
• Atividades/ disciplinas:
Antes Durante Depois
Levantamento do diagnóstico local (tanto da escola quanto da comunidade).
Realizar entrevistas com os colegas de classe e a comunidade.
Incentivar a produção de texto sobre os depoimentos e entrevistas coletadas.
Exibir filmes sobre a violência e os tipos de violência.
Construir murais sobre fatos reais de violência escolar, a partir de revistas e jornais.
Realizar debates e fóruns de discussão.
Incentivar a criação de textos para serem dramatizados na escola.
Desenvolver atividades culturais e recreativas, incentivando a solidariedade e a inclusão da comunidade ao ambiente escolar.
Formar grupos de discussões e debates com os alunos e a comunidade.
• Fontes de pesquisa:
Livros, internet, revistas, jornais, entrevistas, depoimentos, filmes, textos informativos, reportagens especiais.
• Culminância:
Construção de livros com as produções de texto sobre o tema; dramatização; exposição de murais; atividades culturais e recreativas a fim de atrair a comunidade para o ambiente escolar; discussões entre a comunidade, filmes com as apresentações dos alunos.
• Avaliação:
Auto-avaliação; debates, participação em ações voluntárias; produções de texto.
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